História da Cartografia
Abilio de Castro Gurgel

As questões relativas à extensão e posição do mundo habitado foram aspectos que há muito tempo eram motivo de discussão e debate entre os geógrafos da Antiguidade, como já observado nesta pesquisa.

Como foi visto anteriormente, Eratóstenes estimou a circunferência da Terra em 252.000 estádios gregos (1 grau = 700 estádios gregos), ou seja 15% acima do valor estabelecido atualmente (1 grau = 600 estádios). No entanto, não se sabe a fonte ou razões que levaram tanto Marino, como Ptolomeu, a estabelecer a circunferência da Terra em 180.000 estádios (1 grau = 500 estádios), isto é, 18% menor que o valor estabelecido atualmente fazendo com que o Oikoumenë, ou mundo conhecido, ficasse subestimado.

Como provável fonte dessa informação, os estudiosos lembram-se do grego Posidônio, filósofo, astrônomo, matemático e geógrafo do primeiro século a.C.

Sabe-se também que na época de Ptolomeu havia poucas localidades com corretas latitudes realizadas por cálculos astronômicos. A maioria dos lugares era baseada em distâncias obtidas nos itinerarium, nos periplus e em dados de viajantes. Por isso, “compensações” foram feitas e, novamente, alteradas as concepções cartográficas de seu mapa

Figura 8 Entretanto, outra razão que afetou substancialmente as dimensões do mundo conhecido dentro de seu mapa, foi que Ptolomeu assumiu como longitude zero as ilhas Forteventura (atuais ilhas Canárias). Ao mesmo tempo colocou a cidade de Sera (a capital do país da Seda, China), no ponto mais a oeste com 180 graus, quando atualmente é de 130 graus.

No contexto da História da Ciência, não parece preocupante a diferença apontada anteriormente, mas sim, suas consequências. Esses fatores alteraram o mundo conhecido, que para Ptolomeu era representado por um quarto do globo terrestre, diminuindo o espaço do hemisfério norte entre as extremidades do leste a oeste, encorajando a ideia e o conceito de que uma passagem entre esses dois continentes poderia ser feita mais facilmente

Mais adiante será visto nesta pesquisa que os mapas de Ptolomeu foram o padrão e modelo até a era dos descobrimentos. Acredita-se que Colombo e outros navegadores fundamentaram seus modelos cartográficos nesse formato Ptolomaico.